sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Personagens na Copa 2010 - Seleção GBarbosa

Personagens animados são utilizados para atrair tanto os adultos quanto as crianças, mas estas últimas estão mais expostas aos apelos devido ao seu cotidiano associado a estes elementos visuais. Elas assistem a desenhos animados na televisão, no cinema, seus livros contém desenhos, histórias em quadrinhos, entre outros. A publicidade, assim como outras formas de comunicação social, sabe disso e sabe ainda que esta é uma forma indireta de atratividade aos pais. Apropriação publicitária.

Neste caso da Seleção GBarbosa foram utilizados personagens com nomes curtos, apelidos (Guga, Lili, Leo, Lelo, Keko, Dora, Chico, Bia, Lipe etc), traços gráficos arredondados de aproximação à criança pequena (até 7 anos). Além disso, álbum de figurinhas num momento de Copa do Mundo, prática comum nesta época. Aqui temos duas situações: as figurinhas e personagens estão associados diretamente aos produtos e marcas de consumo doméstico; os personagens falam muito mais para a criança do que para o adulto visto que a campanha traz ainda elementos complementares (pacote de figurinhas, mascotes de brinde, jogos, downloads, etc).

Conheça os personagens aqui.

Seguem referências à campanha completa:

http://leiaute.provisorio.ws/site/?p=1303

http://basepropaganda.wordpress.com/2010/05/04/selecao-gbarbosa-visita-as-lojas-e-faz-a-alegria-das-criancas/

http://tabuleiropublicitario.blogspot.com/2010/04/leiaute-criou-para-os-supermercados-g.html

http://www.westcanphoto.com/view.php?video=_QE1-dFKRVc&feature=youtube_gdata_player&title=Comercial+GBarbosa+-+Copa+2010

Assista aos vídeos em animação:





Nenhum comentário:

Postar um comentário