Uma das atuais categorias em ascensão nas práticas
publicitárias é o uso do Documentário para apresentação de pesquisas,
dados/conclusões aos clientes e públicos. Os famosos powerpoints estão em
decadência. Esse uso da linguagem documental é uma nova/velha modalidade persuasiva,
uma estratégia que tem rendido clientes e mais propaganda circulando.
A agência de Planejamento Limo Inc iniciou com mais evidência essa prática por meio de seu estudo denominado Breakonsumers.
DM9
lança estudo sobre comportamento digital
Digigráficos, documentário exclusivo no YouTube, traz cinco
perfis de consumidores digitais
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A agência de Planejamento Limo Inc iniciou com mais evidência essa prática por meio de seu estudo denominado Breakonsumers.
Agora a DM9 lança um estudo materializado num documentário-web disponível no YouTube. Vejam abaixo. Vale a pena analisar tanto conteúdo quanto forma. O objetivo
da agência é legitimar sua credibilidade.
Link direto para o doc: http://www.youtube.com/agenciadm9ddb
DM9
lança estudo sobre comportamento digital
Digigráficos, documentário exclusivo no YouTube, traz cinco
perfis de consumidores digitais
06 de Fevereiro de 2012 • 13:56
A DM9DDB lança o estudoDigigráficos,
que pode ser visto com exclusividade no brandchanel da agência noYouTube,
com objetivo de analisar o comportamento do consumidor digital. O documentário
conclui que no mundo digital não dá pra classificar as pessoas somente por meio
dos critérios convencionais, como demografia ou mesmo perfis psicográficos. Com
isso a agência criou cinco perfis de consumidores digitais: Imersos,
Ferramentados, Fascinados, Emparelhados e Evoluídos. Os vídeos trazem análises
dos especialistas da DM9DDB e dos profissionais da Vox Pesquisas, contratada
pela agência no processo de investigação do estudo.
Para
Cynthia Horowicz, vice-presidente de planejamento da DM9DDB, o estudo reforça o
posicionamento da DM9DDB como uma agência convergente. “Geramos ideias e
construímos marcas independentemente da plataforma. Para as marcas, o estudo
será uma grande contribuição para que sofistiquem seu entendimento do
consumidor na era digital”, define Cynthia.
Rodrigo
Maroni, diretor de planejamento e estratégia digital, explica que essa nova
classificação dos consumidores permite aumentar a eficiência das ações
digitais. “Para se conectar com o perfil “Imersos”, é preciso saber conversar e
dar valor para suas identidades virtuais, especialmente usando meios digitais,
que é onde essas identidades ganham vida”, complementa Maroni.
Perfis
- Imersos: Tiveram parte de sua identidade definida a
partir da tecnologia. Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus
interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidades e
identidades foram definidas pela era digital, que os permitiu dar vida a mais
personas.
- Ferramentados: recorrem à tecnologia para agilizar as
tarefas, mas não a idolatram. A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas,
facilitam suas vidas. Mas não dependem delas nem são definidos por elas .Esse
grupo é um exemplo de como as pessoas redefiniram a maneira como se relacionam
com família, escolas, empresas e governo.
- Fascinados: querem parecer modernos e tecnológicos. Para
eles, computadores, gadgets e hábitos da Era Digital são ícones da modernidade
– e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados. Eles são um
excelente exemplo de como o relacionamento com os outros foi bastante
modificado.
- Emparelhados: a tecnologia é fundamental para pôr em
prática os projetos da vida. Eles enxergam a tecnologia como a grande
companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente
complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo,
potencializando suas capacidades humanas.
-
Evoluidos: o
universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat. Esses são as crianças e os
adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não
conheceram o mundo pré-digital.
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